Os Quatro elementos
Quando alguém se interessa por Astrologia, e ouve falar dos quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Que é importantíssimo na Astrologia. Assim como o Ascendente ou a primeira casa mostra como os outros nos veem ou o modo como imprimimos nosso modo de ser. Os elementos determinam o nosso temperamento. A falta ou o excesso de determinado elemento fica evidente no comportamento da pessoa. A dinâmica e distribuição e quantidade dos elementos no mapa astral é de fundamental importância para o astrólogo analisar e ajudar o seu cliente entender melhor algumas questões de comportamento a serem trabalhadas para a melhora qualidade de vida.
FOGO INTUIÇÃO: Imaginar, criar, idealizar Áries – Leão – Sagitário O elemento Fogo é uma energia irradiante, excitável e entusiástica. Transmite calor e vivacidade. Flui espontaneamente de maneira inspirada e auto motivada. Isso explica porque as pessoas com Fogo dominante em suas cartas astrais, são tão egocêntricas e, normalmente, bastante impessoais. Elas se orgulham do fato de serem canais de vida e luz. A autoconfiança, iniciativa, coragem, pressa, entusiasmo, ousadia, aventura, liberdade e uma honestidade direta, são algumas características deste elemento. No seu lado mais desafiador o fogo tende a irresponsabilidade, egoísmo e exagerar nas suas ações. A falta deste elemento nos leva ao desanimo, desmotivação, etc.
SENSAÇÃO: Tocar, realizar, fazer Touro – Virgem – Capricórnio Elemento Terra: Voltado para os sentidos físicos, praticidade, raciocínio prático e o “aqui e agora” são algumas das características deste elemento, sintonizados com o mundo das “formas” e o real. A autodisciplina, objetividade e paciência são algumas das características deste elemento. De um caráter feminino, passivo e receptivo, são resistentes, cautelosos, convencionais, premeditados e perseverantes na busca de seus objetivos. As pessoas de terra geralmente suspeitam e duvidam de tipos mais efusivos como os de Fogo e Ar, têm medo da perspicácia de mentes mais ágeis e criativas e costumam lidar com estas pessoas com certo grau de reserva, embora possam ficar um pouco fascinados pela criatividade e versatilidade dos tipos ativos e auto expressivos. Porém, no seu lado negativo, pode-se observar uma certa estreiteza de visão, ceticismo, inflexibilidade, concretismo exagerado, medo, inércia, enfim…
AR PENSAMENTO: A mente Gêmeos – Libra – Aquário O elemento Ar. O domínio do Ar é o mundo das ideias e está relacionado a respiração e o pensamento. Está associado às forças que funcionam através da mente, a comunicação e a sociabilidade. Enquanto o fogo funciona no sentido de existir o Ar é no pensar e no mundo das ideias. Frequentemente acusados de idealistas sem um sentido prático realizam um papel importante no mundo criativo e social. O distanciamento e a frieza tão necessários para o discernimento, assim como a imparcialidade e a perspicácia mental, ganham destaque neste elemento. O envolvimento com as próprias ideias e teorias, sem excessos de emoções e dramas dá ao AR importância impar no jogo social. Por vezes carecem de emoções profundas e da aceitação dos limites do corpo físico. Valorizam muito a competência intelectual e as vezes não testam a viabilidade prática das ideias. A impaciência, superficialidade, frieza, são alguns dos desafios a serem trabalhados na predominância deste elemento.
ÁGUA EMOÇÃO: O coração Câncer – Escorpião – Peixes Quando o elemento Água tem predominância na carta natal, há uma sintonia com o mundo das sutilezas que para muitos passam despercebidas. O sentimento é a característica central. A Água representa o reino da emoção profunda, das reações de sentimento, indo desde paixões compulsivas e temores irresistíveis, até uma aceitação e um amor que abrange toda a criação. Uma forte intuição, percepção profunda, se bem canalizados e em sintonia consigo mesmo, fazem destes nativos pessoas com uma capacidade enorme de ajudar os outros por meio de uma empatia com os sentimentos alheios. Quando, porem negativados ou em desarmonia estes não têm consciência dos próprios sentimentos o que causam angustias, desejos desordenados, temores e sensibilidade exagerada e até mesmo sentimento de vítima. Magoam-se com facilidade. Os signos de água sentem-se mais confortáveis com pessoas mais discretas e reservadas e aversão aos mais turbulentos e/ou de personalidade mais fortes. A sensibilidade é tão grande que as vezes não conseguem controlar as emoções, donde advém a vulnerabilidade e a mágoa por consequência, mas não confunda tal sensibilidade com fraqueza, pois a Água é envolvente e pode arrastar tudo a sua volta. Com uma humildade enganadora, sua força é de resistência passiva. Daí o ditado “Água mole e pedra dura tanto bate até que fura”.
Por: Washington Luis (Shiva Das).
Comentem e compartilhem este artigo!